O Banco Central informou, nesta segunda-feira (26), novas regras para recuperar dinheiro esquecido em bancos com uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27) será possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores.
"O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome", informou o Banco Central em comunicado. A nova função, de todo modo, terá adesão facultativa.
Anteriormente, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações, sendo que as demais funcionalidades do SVR continuam iguais.
Em 13 de maio, o Banco Central informou que ainda existiam R$ 9,13 bilhões em "recursos esquecidos" pelos clientes de instituições financeiras. O balanço é referente ao mês de março.
O prazo oficial para buscar os recursos seria encerrado em16 de outubro de 2024. Entretanto, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para os clientes resgatarem os valores nos bancos.
O BC também atualizou as regras para abertura de novas contas, sejam correntes ou contas poupança. A partir de dezembro deste ano a população poderá solicitar que não sejam abertas contas em seu nome nos bancos.
O órgão explicou que o objetivo do novo serviço é evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou inserir um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas.