Segunda, 16 de Junho de 2025
20°C 33°C
Campo Maior, PI

Ministro Wellington Dias lança programa “Agora Tem Especialistas” no Piauí

A cidade de Teresina ganhou um acelerador linear, equipamento que reduz o tempo de tratamento do câncer

Por: Redação Fonte: GP1
30/05/2025 às 13h11 Atualizada em 30/05/2025 às 13h20
Ministro Wellington Dias lança programa “Agora Tem Especialistas” no Piauí

O Ministério da Saúde lançou, na manhã desta sexta-feira (30), em todo o país, o programa “Agora Tem Especialistas”, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento com médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). No Piauí, o lançamento ocorreu no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

 Como primeira entrega do programa, Teresina recebeu um acelerador linear — equipamento de alta tecnologia que reduz o tempo de tratamento do câncer. Outras cinco cidades também foram contempladas com o aparelho.

O ministro Wellington Dias destacou a importância do novo programa como forma de reduzir as filas do SUS. “É importante porque o Piauí ganha a condição de atender, pela área federal, pessoas que estavam na fila. Com mais especialistas, com o acelerador linear, há garantia de salvar vidas. Acho que é um passo importante para a Grande Teresina, mas também para toda essa região do Brasil. É menos filas e mais capacidade de atendimento, o que significa salvar mais vidas”, declarou.

MInistério da Saúde

O secretário do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, informou o valor investido no equipamento entregue e enfatizou que o programa vai facilitar o acesso a tratamentos complexos em todo o país.

“São R$ 12 milhões em investimento do Ministério da Saúde só para esse equipamento de radioterapia. Ele tem capacidade de atender 600 pessoas, que antes precisavam se deslocar muito e enfrentavam grande dificuldade de acesso a esse tipo de atendimento. É por isso que, hoje, o Brasil tem mais especialistas: para cuidar das pessoas, reduzir o tempo de espera e fortalecer o Sistema Único de Saúde”, concluiu Felipe Proenço.

 Uma cerimônia semelhante foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Lula (PT).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários