Segunda, 16 de Junho de 2025
20°C 33°C
Campo Maior, PI

Diagnóstico gratuito de autismo chega ao interior do Piauí com projeto itinerante

Critérios para atendimento:Veja

Por: Redação Fonte: cidadeverde.com
04/06/2025 às 15h37
Diagnóstico gratuito de autismo chega ao interior do Piauí com projeto itinerante

O lançamento do projeto Mente em Foco acontece nesta segunda-feira (2), às 11h, na esplanada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A iniciativa vai levar aos municípios atendimento especializado para diagnóstico e emissão de laudos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os atendimentos serão realizados de forma itinerante, em um micro-ônibus adaptado com sala sensorial, destinado a crianças de 3 a 10 anos de idade. O serviço será conduzido por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.

A primeira cidade contemplada com a ação será Parnaíba. O lançamento será na terça-feira (3), às 19h, no Centro de Qualificação Janete Moraes Souza.

Na cidade, os atendimentos acontecerão de 4 a 7 de junho, das 7h30 às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Governador Chagas Rodrigues, bairro Nossa Senhora do Carmo.

“O projeto olha especialmente para os mais pobres, para quem está no interior do estado. Por isso, tomamos a decisão de colocar emenda em um sistema volante. O ônibus é um consultório, que vai ter profissionais atendendo presencialmente, mas também haverá um grupo de profissionais, neuropediatras, que estarão acompanhando a consulta por telemedicina.Nós temos transmissão ao vivo e gravamos todo o processo da consulta, para que, em um período curto — estamos estabelecendo o prazo de até dez dias — esse laudo possa ser emitido. Depois, trabalhamos o encaminhamento para os setores de saúde e educação do município, e também damos acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, ressaltou o deputado estadual Franzé Silva.

Critérios para atendimento:

Para que a criança possa ser atendida pelo projeto, é necessário que:

  • Tenha entre 3 e 10 anos de idade;
  • Apresente alto risco de autismo;
  • Esteja cadastrada no CadÚnico;
  • Seja referenciada por profissionais da Educação, Saúde ou Assistência Social do município.

Documentação necessária:

  • Certidão de nascimento ou outro documento oficial com foto.

 Etapas do atendimento:

  • Etapa 1 – Captação ativa

Parceria com prefeituras, Governo do Estado, CRAS, APAEs, escolas e ONGs.

  • Etapa 2 – Triagem

Aplicação de questionários validados e análise de parâmetros sociais.

  • Etapa 3 – Diagnóstico

Utilização de plataforma exclusiva para diagnóstico e emissão do laudo.

  • Etapa 4 – Encaminhamento

Encaminhamento da criança às redes de apoio municipais e estaduais.

  • Etapa 5 – Acompanhamento jurídico

Oferecimento de suporte jurídico aos responsáveis legais.

O projeto Mente em Foco é uma iniciativa idealizada pelo empresário Vespasiano Carvalho e conta com o apoio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, destinada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT). Os recursos foram viabilizados por meio da Associação Piauiense de Obras Missionárias (Aspom). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários