Terça, 08 de Julho de 2025
23°C 35°C
Campo Maior, PI

Lei obriga atendimento no térreo a pessoas com mobilidade reduzida no Piauí

Pode ser adotado um sistema de senhas ou outro controle, para organizar as preferências legais

Por: Redação Fonte: Pe
24/06/2025 às 07h39 Atualizada em 24/06/2025 às 11h24
Lei obriga atendimento no térreo a pessoas com mobilidade reduzida no Piauí

Foi sancionada no Piauí lei que torna obrigatório o atendimento no pavimento térreo de prédios públicos ou privados a pessoas com dificuldades de locomoção, quando inexistente ou inutilizável equipamento de acesso aos andares superiores.

De acordo com a norma, o atendimento deve ser garantido a idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de até cinco anos de idade, obesos, pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção, independentemente da modalidade do serviço solicitado.

A lei determina que o atendimento seja feito de forma a assegurar o livre acesso à informação ou serviço, sempre com respeito à dignidade da pessoa humana. Também exige a disponibilização de equipamentos e materiais necessários no pavimento térreo, com o mesmo modelo daquele existente nos andares superiores.

Pode ser adotado um sistema de senhas ou outro controle, para organizar as preferências legais. O local destinado ao atendimento no térreo deve contar, no mínimo, com água potável e sanitários para ambos os gêneros, à disposição da população atendida.

A lei foi sancionada pelo governador Rafael Tajra Fonteles e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (24), entrando em vigor na mesma data.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários