A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, nesta terça-feira (05), a Operação Draco 165, denominada “Operação Disciplina”.
O objetivo da operação é desarticular o núcleo de lideranças de uma organização criminosa, responsável pelo chamado “Tribunal do Crime”. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, esse tribunal é uma estrutura interna mantida pela facção para julgar tanto membros rivais quanto integrantes do próprio grupo, impondo punições que frequentemente envolvem tortura e, em casos extremos, execução.
Estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Maior, Piracuruca, Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Água Branca, Canto do Buriti, Picos, Altos, Regeneração, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia.
Em Campo Maior, foi dado cumprimento nesta manhã de terça-feira, a um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem de iniciais J.M.A.S., acusado de integrar uma organização criminosa.
A prisão foi realizada com o apoio dos agentes da Delegacia Seccional da cidade. As circunstâncias e o local onde o acusado foi preso não foram divulgadas pela Polícia Civil.