Prefeitura de Boqueirão do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, conquistou o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, por meio de adesão ao programa Alfabetização na Idade Certa. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação.
O selo tem como objetivo destacar as boas práticas desenvolvidas pela secretaria de Educação do município na alfabetização das crianças.
A prefeita Genir Ferreira comemorou o resultado e disse que o reconhecimento é fruto de muito trabalho dos profissionais de educação com o apoio das famílias. “Mais uma conquista importante para a educação do nosso município. O nosso compromisso em alfabetizar as nossas crianças na idade certa foi reconhecido pelo Ministério da Educação com selo Ouro. Um reconhecimento que é fruto de muito trabalho dos nossos profissionais de educação e das famílias que acreditam no trabalho da nossa gestão”, disse a gestora.
Boqueirão do Piauí alcançou 100% das metas atingindo 100 que é nota máxima do Programa Nacional de Alfabetização em 2024.
Para o secretário municipal de Educação, Edson Melo, o resultado é o reconhecimento do compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino. "Um trabalho em equipe com a nossa prefeita Genir, o empenho da equipe SEMED, dos gestores, coordenadores, articuladores, educadores e de toda a comunidade escolar. Esta vitória reforça o nosso compromisso com uma educação pública de excelência” finaliza o secretário.
Boqueirão do Piauí foi agraciado recentemente com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. As duas conquistas destacam o município como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações.
O programa
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.