Lançamento do Programa de Regionalização do Serviço de Acolhimento Familiar, no município de Campo Maior, como sede do território de Carnaubais. Uma ação do Pacto pelas Crianças do Piauí, junto ao CRIA e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc).
O acolhimento familiar é uma medida de proteção para crianças e adolescentes que, por motivos de risco, negligência, abandono ou violação de direitos,precisam ser temporariamente afastados de suas famílias de origem.
Nesse modelo, eles são acolhidos por famílias previamente selecionadas, capacitadas e acompanhadas, que assumem a responsabilidade de cuidar deles em ambiente domiciliar e afetivo enquanto sua situação é regularizada.
Ao contrário do acolhimento institucional (abrigos ou casas de acolhimento), o acolhimento familiar tem como objetivo proporcionar um ambiente mais próximo do familiar, que favoreça o desenvolvimento emocional, físico e psicológico da criança ou do adolescente.
Durante esse período,trabalha-se para a reintegração com a família de origem ou, quando isso não é possível, para a busca de uma família substituta.
Esse programa é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está alinhado à ideia de priorizar o convívio familiar e comunitário.
"Agradeço a secretária Regina Sousa e a coordenadora do CRIA,Francimélia Nogueira pela execução dessa política tão importante para as nossas crianças e jovens".