Terça, 25 de Março de 2025
22°C 32°C
Campo Maior, PI
Publicidade

Roça de maconha é encontrada em terreno de ex-prefeito no Piauí; dono de plantação é preso

Segundo a Polícia Militar do Piauí, responsável pela descoberta da roça, se colhida, a plantação tinha a capacidade de produzir até 13 toneladas de entorpecente

Por: Redação Fonte: G1
10/03/2025 às 14h11
Roça de maconha é encontrada em terreno de ex-prefeito no Piauí; dono de plantação é preso

A Justiça do Piauí decretou, nesta segunda-feira (10), a prisão de Nivaldo Roberto Nogueira, ex-prefeito de Sebastião Barros, a 975 km de Teresina, e outros dois homens, suspeitos de cultivarem uma roça de maconha de três hectares encontrada pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) na semana passada. A defesa do ex-prefeito não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

Para a decretação da prisão preventiva, o juiz José Claudio Diógenes Porto, que assinou a decisão, afirmou que verificou as provas da existência do crime, os indícios suficientes de autoria, a necessidade de garantia da ordem pública e econômica, além de assegurar a aplicação da lei penal.

Segundo o magistrado, nos autos há provas da existência dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além do de posse ilegal de arma de fogo.

Quanto à autoria dos crimes, o juiz citou como base depoimentos dos policiais que efetuaram a prisão em flagrante, no auto de apreensão de objetos, bem como nas fotos e vídeos da plantação de maconha, que evidenciam a apreensão de drogas, armas e outros objetos que indicam os crimes.

"Ainda sobre os indícios suficientes de autoria, destacam-se, novamente, os argumentos já expostos na análise da situação flagrancial, diante das evidências de que todos os autuados tinham conhecimento e participavam ativamente do cultivo em larga escala de Cannabis Sativa", diz a decisão.

De acordo com a PM, se colhida, a plantação tinha a capacidade de produzir até 13 toneladas de entorpecente

4ª apreensão de roça de maconha

Essa apreensão de plantação de maconha é a 4ª em menos de um mês no estado. Três foram realizadas no Sul do Piauí e uma no Norte.

No dia 12 de fevereiro, a policia encontrou uma plantação de maconha de aproximadamente 1 hectare, que produziria cerca de seis toneladas da droga. Um homem de 48 anos foi preso. Dois dias depois, em 14 de fevereiro, outra roça de 3 hectares foi encontrada e quatro pessoas presas.

No dia 20 de fevereiro, a polícia desarticulou duas roças de maconha, uma próxima a outra na localidade Lagoa dos Bois, na zona rural do município de Capitão Gervásio Oliveira. Um jovem de 23 anos, identificado apenas pelas iniciais A.G. de S., foi preso em flagrante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários