Quarta, 23 de Abril de 2025
22°C 31°C
Campo Maior, PI

Mulher denuncia morte de cachorro após ataque com arma de chumbinho no Sul do PI; outro animal ficou ferido

O cão Aquiles, de seis anos, foi baleado na manhã da última terça-feira (11), no bairro Soledade II, em Simões, a 451 km de Teresina. Tutora relata que outro cão da família foi morto em 2019, na mesma região da cidade

Por: Redação Fonte: G1
15/03/2025 às 19h41
Mulher denuncia morte de cachorro após ataque com arma de chumbinho no Sul do PI; outro animal ficou ferido

Uma moradora de Simões, no Sul do Piauí, registrou uma denúncia de maus-tratos contra animais na Delegacia de Polícia Civil do município após ter o cachorro de estimação baleado e morto. O animal foi encontrado ferido por dois tiros de chumbinho, no bairro Soledade II. O caso é investigado.

A agricultora Lusinete Santos relatou que o cão Aquiles, de seis anos, foi baleado na manhã da última terça-feira (11), enquanto perseguia uma cadela no cio. Com ferimentos no órgão genital e na costela, o animal chegou a retornar para casa, onde morreu.

Segundo ela, a cadela que Aquiles perseguia também foi baleada em uma das patas. O Boletim de Ocorrência foi registrado na quinta-feira (13).

"Eu tava em casa, fazendo o almoço pra ir trabalhar quando a vizinha falou 'mulher, teu cachorro tá chegando cambaleando, ele deve ter comido bola [veneno]'. Aqui é tradição, 'bola' pros animais. Aí quando eu saí pra encontrar ele, ele só deitou. Na hora que ele me viu, ele já deitou. Eu olhei, ele tava sangrando um pouco, aí eu disse 'mulher, ele tá baleado' e comecei a me desesperar, a correr, ligar pra todo veterinário, mas não deu tempo pra socorrer", contou.

“Eu não tenho certeza de ninguém que possa ter feito isso com ele. Ele era um cachorro dócil, vivia em casa. Só tinha quinze dias de vida quando eu peguei ele. O Aquiles era o bebê da casa. A parte mais difícil foi ficar vendo ele agonizar até morrer", completou a tutora.

De acordo com Lusinete Santos, outro cão da família foi morto em 2019, na mesma região da cidade. O animal, de nome Rabito, apresentou sinais de envenenamento, segundo a tutora.

O crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) e envolve qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico aos animais. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda; caso o animal morra, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Além disso, no Piauí, a Lei Estadual nº 7.652/2021 determina que quem cometer o crime de maus-tratos deve arcar com as despesas do tratamento do animal agredido.

Como denunciar maus-tratos a animais?

Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí (PMPI): telefone 190;

Disque Denúncia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh): ligação ou mensagem de WhatsApp no número (86) 9 8112-9958;

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): presencialmente, na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina; demais Delegacias de Polícia Civil; ou pelo site de denúncias do órgão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários